( Por: Dóris Bonini)
Existem diversas explicações de como "ovos" e "coelhos" se transformaram em símbolos da Páscoa e, todas derivam de cultos e hábitos dos nossos ancestrais... mais de 2.000 anos!
Antes de mais nada, é interessante saber que algumas das nossas datas religiosas e, até algumas profanas, são marcadas não por um dia especifico como por exemplo é o Natal, que celebramos todos os anos no dia 25 de dezembro.
Essas outras datas são marcadas pela posição da lua no céu. Como o Carnaval, Quarta Feira de Cinzas, Corpus Christi, Sexta Feira da Paixão e a Páscoa. E todas elas são móveis e marcadas a partir da data Páscoa. Você já deve ter reparado que todos os anos a Pascoa é em uma data diferente. E isso acontece porque ela é baseada em um calendário móvel e "LUNAR" que era celebrado no passado por várias culturas. Resumindo: marcadas pela posição da Lua no céu da Europa.
E COMO OS COELHOS ENTRARAM NESSA CELEBRAÇÃO?
De novo... por causa da LUA.
A data da Páscoa já era celebrada por povos e tribos antigas...
Sua CELEBRAÇÕES tinham outos nomes.
Assim os povos germânicos celebravam a deusa Ostara. Os Persas o Ano Novo (Nowruz). Os Celtas o "Gree Man" (homem verde), os Egípcios a deusa Isis, os Maias o Cichen Itza, os Indus (Holi) e os chineses Sunbun No Hi.
Os judeus por sua vez comemoravam o "Pessach" que foi a libertação do povo hebreu no Egito, marcando a nova vida da escravidão para a liberdade.
Enfim, todas elas celebravam o renascimento do Sol, a fertilidade dos pastos, a renovação, a volta do Sol, liberdade!
Até 1582 os cristaos celebravam a Páscoa na mesma data dos Judeus. Após esse ano a Igreja Cristã deixou de seguir o "Calendários Juliano" e adotou o "Calendários Gregoriano" quando então se adotou a atual forma de calcular a Pascoa.
Ela é calculada com base no equinócio de primavera que ocorre na Europa. Ela é celebrada no "PRIMEIRO DOMINGO APOS A 1ª LUA CHEIA DO EQUINÓCIO DA PRIMAVERA".
A partir desta lua os povos perceberam que as noites tinham menor duração que o dia e o Sol brilhava por mais tempo mandando o frio embora e esquentando o dias para que a grama e toda a natureza pudesse (re) nascer novamente.
Durante esta época do ano eles então enxergavam na LUA
uma grande LEBRE sentada, tendo a sua frente uma panela ou pilão.
E assim a "Lebre" se tornou um dos símbolos que usavam para marcar essa data.
Por aqui, no Hemisfério Sul temos mais Coelhos que Lebre e logo ele se tornou um Símbolo da Páscoa.
E OS OVOS ? COELHOS NAO POEM OVOS...
Quanto aos ovos também existem diversas explicações. Sempre ligadas a fertilidade dos pastos.
Eu tenho essa explicação.
Há alguns anos um colono, imigrante da Europa, me contou parte da sua vida numa pequena vila que nasceu e eu tirei a conclusão lógica que todos os simbolos partem de analogias do dia a dia...
Assim, com sua história pude concluir como as "galinhas" 🐔 e os ovos entraram na história da Páscoa.
Na Europa o inverno ocorre entre 22 de dezembro até 19 de Março quando então começa a primavera que vai de 20 de Março a 20/06.
(Devemos ter em mente que moramos no Hemisfério Sul e estas tradiçoes vieram da Europa que fica
no Hemisfério Norte. Então quando aqui e primavera na Europa é outono. Quando aqui é verão na Europa e inverno e vice versa. )
No passado sem a tecnologia que temos hoje em dia os invernos eram muito mais rigorosos e existia uma maior dificuldade de se conseguir o alimento. Durante o inverno os colonos recolhiam as vacas galinhas e bichos de criação em seus estábulos. O alimento era escasso a todos e principalmente para os animais. Neste período de inverno muitos animais hibernavam e/ou seu metabolismo diminuia. Um grande exemplo sao as galinhas. Elas deixavam de dar ovos. Na medida que o sol e o calor retornavam tudo ia se modificando. O gado tinha pasto e entao as pessoas tinham mais leite. As galinhas recomeçavam a dar ovos.
Tudo acontecia no ritmo da natureza. Devagar...
No caso das galinhas, os primeiros ovos eram guardados para se oferecer aos doentes, idosos e crianças. Eram uma preciosidade!
Em fevereiro elas já estavam colocando mais ovos. A fartura voltava e os ovos que até então estavam guardados para uma necessidade eram oferecidos a todos, principalmente as criancas. Para isso, coloriam os ovos com cascas de cebola, beterrada e ervas. A comemoracao da Pascoa era feita com disputa e a procura desses ovos que a principio eram só coloridos, depois recheados de bala, amendoas e chocolate.
E assim eles foram introduzidos na comemoração da Páscoa e os coelhos começaram a trazer cestas de ovos.
Essa tradição chega no Brasil com os imigrantes Europeus no século XIX.
Nenhum comentário:
Postar um comentário