quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

Porque Coelhos e Ovos São Símbolos da Páscoa?

            ( Por: Dóris Bonini)
Existem diversas explicações de como "ovos" e "coelhos" se transformaram em símbolos da Páscoa e, todas derivam de cultos e hábitos dos nossos ancestrais... mais de 2.000 anos!
Antes de mais nada, é interessante saber que algumas das nossas  datas religiosas e, até algumas profanas, são marcadas não por um dia especifico como por exemplo é o Natal, que celebramos todos os anos no dia 25 de dezembro. 
Essas outras datas são marcadas pela posição da lua no céu. Como o  Carnaval, Quarta Feira de Cinzas, Corpus Christi, Sexta Feira da Paixão e a Páscoa. E  todas elas são móveis e marcadas a partir da data Páscoa. Você já deve ter reparado que todos os anos a Pascoa é em uma data diferente.  E isso acontece porque  ela é baseada em um calendário móvel e "LUNAR" que era celebrado no passado por várias culturas. Resumindo: marcadas pela posição da Lua no céu da Europa. 

E COMO OS COELHOS ENTRARAM NESSA CELEBRAÇÃO?

De novo... por causa da LUA.

A data da Páscoa já era celebrada por povos e tribos antigas...
Sua CELEBRAÇÕES tinham outos nomes.
Assim os povos germânicos celebravam a deusa Ostara. Os Persas o Ano Novo (Nowruz). Os Celtas o "Gree Man" (homem verde), os Egípcios a deusa Isis, os Maias o Cichen Itza, os Indus (Holi) e os chineses Sunbun No Hi. 
Os judeus por sua vez comemoravam o "Pessach" que foi a libertação do povo hebreu no Egito, marcando a nova vida da escravidão para a liberdade.
Enfim, todas elas celebravam o renascimento do Sol, a fertilidade dos pastos, a renovação,  a volta do Sol, liberdade!
Até 1582 os cristaos celebravam a Páscoa na mesma data dos Judeus. Após esse ano a Igreja Cristã deixou de seguir o "Calendários Juliano" e adotou o "Calendários Gregoriano" quando então  se adotou a atual forma de calcular a Pascoa. 
Ela é calculada com base no equinócio de primavera que ocorre na Europa. Ela é celebrada no "PRIMEIRO DOMINGO APOS A  1ª LUA CHEIA DO EQUINÓCIO DA PRIMAVERA". 
A partir desta lua os povos perceberam que as noites tinham menor duração que o dia e o Sol brilhava por mais tempo mandando o frio embora e esquentando o dias para que a grama e toda a natureza pudesse (re) nascer novamente. 
Durante esta época do ano eles então enxergavam na LUA
 uma grande LEBRE sentada, tendo a sua frente uma panela ou pilão.
E assim a "Lebre" se tornou um dos símbolos que usavam para marcar essa data. 
Por aqui, no Hemisfério Sul temos mais Coelhos que Lebre e logo ele se tornou um Símbolo da Páscoa. 

E OS OVOS ? COELHOS NAO POEM OVOS...
Quanto aos ovos também existem diversas explicações. Sempre ligadas a fertilidade dos pastos.
Eu tenho essa explicação.

 Há alguns anos um colono, imigrante da Europa, me contou parte da sua vida numa pequena vila que nasceu e eu tirei a conclusão lógica que todos os simbolos partem de analogias do dia a dia... 
Assim, com sua história pude concluir como as "galinhas" 🐔  e os ovos entraram na história da Páscoa. 

Na Europa o inverno ocorre entre 22 de dezembro até 19 de Março quando então começa a primavera que vai de 20 de Março a 20/06.
(Devemos ter em mente que moramos no Hemisfério Sul e estas tradiçoes vieram da Europa que fica
no Hemisfério Norte.  Então quando aqui e primavera na Europa é outono. Quando aqui é verão na Europa e inverno e vice versa. )

No passado sem a tecnologia que temos hoje em dia os invernos eram muito mais rigorosos e existia uma maior dificuldade de se conseguir o alimento. Durante o inverno os colonos recolhiam as vacas galinhas e bichos de criação em seus estábulos. O alimento era escasso a todos e principalmente para os animais. Neste período de inverno muitos animais hibernavam e/ou seu metabolismo diminuia. Um grande exemplo sao as galinhas. Elas deixavam de dar ovos. Na medida que o sol e o calor retornavam tudo ia se modificando. O gado tinha pasto e entao as pessoas tinham mais leite. As galinhas recomeçavam a dar ovos.
Tudo acontecia no ritmo da natureza. Devagar... 
No caso das galinhas, os primeiros ovos eram guardados para se oferecer aos doentes, idosos e crianças. Eram uma preciosidade!
Em fevereiro elas já estavam colocando mais ovos.  A fartura voltava e os ovos que até então estavam guardados para uma necessidade eram oferecidos a todos, principalmente as criancas. Para isso, coloriam os ovos com cascas de cebola,  beterrada e ervas. A comemoracao da Pascoa era feita com disputa e a procura desses ovos que a principio eram só coloridos, depois recheados de bala, amendoas e chocolate. 
E assim eles foram introduzidos na comemoração da Páscoa e os coelhos começaram a trazer cestas de ovos.
 Essa tradição chega no Brasil com os imigrantes Europeus no século XIX. 

OS QUATRO IRMÃOS ZAMBONI

Uma foto! Quatro homens! Quatro irmãos! Tios de meu pai. Imigraram para os EUA da América no inicio do século XX. Esta f...